O lendário Pomerol e suas riquezas vínicas.  Este vinho apresenta coloração escura, densa, quase opaca. Nariz intenso, num primeiro momento fechado mostrando a riqueza do millésime. E o morango esmagado, a framboesa, o chocolate preto, ervas torradas aparecem. No final alcaçuz e as primeiras notas trufadas se revelam. O ataque em boca é muito rico, concentrado em redor dos taninos, o paladar remete a um coquetel de frutas vermelhas, cacau, e especiarias torradas. Muito persistente e amplitude para este vinho de guarda.

 

País: França
Região: Bordeaux
Apelação: Pomerol – Grand vin de Pomerol membro des Grands Crus de Bordeaux
Produtor: S.C.E. Château la Pointe
Tipo: Tinto
Safra: 2005
Vinificação: Uvas selecionadas duas vezes.
Composição: 80% Merlot, 15% Cabernet Franc, 5% Cabernet Sauvignon
Vieilles Vignes: Idade media de 35 anos
Colheita: Manual
Fermentação: Controle de temperatura por 3 a 5 semanas. Metade da safra tem maturação malolática em barril.
Maturação: 100% em barricas de carvalho por 12 meses com 50% de barricas novas
Volume: 750mL
Grad. Alcoólica: 13,7%
Temp. de Serviço: 16 a 17ºC
Acidez volátil: 6,5meq/l
Sug. de Guarda: Já muito elegante, irá evoluir nos próximos anos para ter seu auge em 2019 e 2020.
Combinações: Combina perfeitamente com carne de caça, perdiz, vitela, peru assado e pera ao vinho. Também vale provar com queijos como o Cantal, o Comté, o Maroilles, o Ossau iraty, o Saint Nectaire e o Langres.

A Vinícola 

Em 22 hectares de um terroir único sendo de cascalhos com argila e areias. O nome veio do formato peculiar do vinhedo em forma de ponta. Foi uma das duas primeiras propriedades em Pomerolcom o direito de chamar-se de “castelo” em 1868. A vinha se estendia ao longo de 22 hectares, e continua a ser um dos maiores propriedades hoje em dia. Desde 1882 os vinhos desta propriedade foram reconhecidos e ganharam a medalha de prata do concurso de Bordeaux e em 1883 na exposição Universal de Amsterdam