A Petit Verdot, também conhecida apenas como Verdot, seu cacho  é pequeno, e de amadurecimento tardio, mantendo um leve tom verde, dai seu nome Petit Verdot.  Esta casta é natural da região de Bordeaux, porém sua origem provavelmente antecede a Cabernet Sauvignon  na região, mas suas origens não estão bem definidas. Há registros de que surgiu no século XVIII, mas as suas características sugerem uma origem em climas muito mais quentes que o de Gironde.  Pode ter surgido do cruzamento natural entre a Tressot e a casta Duras, uma uva do Vale do Tarn superior perto de Toulouse. É possível que ambas foram levadas para a região pelos romanos quando chegaram do interior do Mediterrâneo.

Em Bordeaux é comummente utilizada em pequeníssimas quantidades nos cortes bordaleses, assim  buscando maior estrutura e complexidade para os vinhos desta região. Pena que ao redor do mundo ainda é muito pouco conhecida , mas muito apreciada pelos consumidores que tem o privilegio de desfrutar de seus vinhos. A dificuldade em encontrar vinhos com esta casta se caracteriza pelo fato dela ser de difícil de domar, possui uma característica peculiar, difícil de encontrar em outras variedades, ela produz mais de dois cachos por broto, em seu cultivo suas frutas rebeldes maturam de forma irregular, tornando comum encontrar em seus cachos frutas maduras mescladas a outras ainda verdes, sendo assim uma casta de maturação tardia dificulta a produção fazendo assim com que os produtores acabem deixando-a de lado, oque nos deixa muito tristes. A Petit Verdot é uma cepa rica em flavonoides, como taninos e antocianinas, e  está entre as que mais trazem benefícios à saúde.

Mas o vinho não existe para tristezas, assim alguns produtores corajosos e renomados tem produzidos vinhos 100% Petit Verdot em regiões do novo e velho mundo, como por exemplo, o grande Marques de Griñon  (Espanha) em sua pequena D.O. Pago denominada de Dominio de Valdepusa, que conta com alguns dos vinhedos mais desejados do mundo pelas características de seu terroir, transformando-o em um dos pedaços de terra mais importantes no mundo dos vinhos.  Alem da Espanha, outros países tem se destacado na produção de vinhos desta casta, como a Argentina, o Uruguai, Estados Unidos, Chile, Austrália.