A casta Tannat é originaria da região de é Madiran, no centro da região sudoeste da França distante pouco mais de 90 km da cidade de Toulouse, onde por muito tempo foi desprezada, mas ainda assim considerada uma casta possível para se fazer um bom varietal, a Tannat, produz por estes lados um vinho saboroso de cor vermelho escuro, aromas de baunilha, coco (em razão das barricas que estagia), ameixa, geleia de framboesa e morango. Na boca muito bem estruturado, com taninos agradáveis, volumoso e saboroso.
No Uruguai, onde hoje se produz alguns de seus melhores exemplares, ela chegou por volta de 1870 quando o imigrante francês Don Pascual Harriage plantou as primeiras parreiras dessa uva, mas apenas 200 anos mais tarde, a produção realmente ganhou impulso. O sucesso foi tanto que a Tannat tornou-se símbolo das vinícolas do país e, hoje, ocupa um terço de toda a área plantada do país.
No geral, o vinho de tannat uruguaio é menos agressivo e mais frutado que os rusticos do Madiran, mantendo as características de cor escura, com taninos marcados, teor alcoólico médio e boa integração com o carvalho.
Por ser uma das uvas com maior concentração de taninos, seu nome Tannat é derivado deste polifenol Tanino. Os vinhos elaborados com esta casta, quando jovens são muito tânicos, ácidos e rústicos, porém com um ótimo potencial para envelhecimento Assim como a Tannat sul-americana, os vinhos de Madiran devem esperar um bom tempo para amadurecerem, passando de vinhos rústicos e duros para vinhos aromáticos, encorpados e com notas tostadas.
Sua fama se dissipou ainda mais quando estudos médicos confirmaram que esta casta possui excelente quantidade de resveratrol, um polifenol anti oxidante que age contra o câncer e como redutor do mal colesterol. Além de diversos outros benefícios à saúde.
Na gastronomia, pratos gordurosos e estruturados são as melhores opções. As carnes com capas de gordura, ou as cozidas em fogo lento por várias horas, como o ossobuco e a rabada, encontram na tannat seu par perfeito assim como o famoso churrasco gaúcho.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.